Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021

Se no ano passado concentramos todos os nossos esforços e energias discutindo temas relacionados à crise climática e como viveremos juntos, este segundo ano de pandemia nos ofereceu uma enorme oportunidade para refletir e aprofundar o debate sobre os temais mais quentes e os desafios mais urgentes no campo da arquitetura e construção. Repassando as muitas convocatórias, artigos, entrevistas, debates e projetos publicados aqui no ArchDaily neste ano de 2021, apresentamos todos os meses uma série de artigos e notícias organizados em temas que consideramos relevantes e convidando assim nossos leitores a pesquisarem e refletirem sobre as questões mais relevantes no campo da arquitetura, design e urbanismo—desde Interiores e Bem-Estar, Arquitetura e Meio Ambiente, Reabilitações, Processos Migratórios até a Renderização, a Automação, Arquitetura Multidisciplinar e o Futuro das Cidades.

Buscando inspiração, conhecimento e ferramentas, e buscando sempre “capacitar todos aqueles que se dedicam ao exercício da arquitetura em busca de construir um mundo melhor”, resumimos os principais temas deste ano apresentando as publicações que mais chamaram a atenção de nossos leitores. Assim, nos despedimos de 2021, e damos as boas vindas a 2022!

Interiores e Bem-Estar

“Muitos arquitetos e arquitetas são conscientes da importância de se levar em conta todos os sentidos humanos quando projetam seus espaços e edifícios. Ao abordar a percepção espacial do usuário como o resultado de uma somatória de diferentes sensações, a qual não pode ser reduzida a mera experiência visual do espaço, arquitetas e arquitetos são capazes de projetar edifícios e espaços cada vez mais inclusivos e acessíveis. Felizmente, ao longo das últimas décadas testemunhamos na arquitetura um enorme salto em relação a construção de espaços e edifícios mais acessíveis e acolhedores, principalmente em se tratando de pessoas com algum nível de restrição motora, porém, ainda estamos devendo muito em relação aos usuários com limitações cognitivas ou que passaram por algum tipo de experiência traumática.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 5 de 29
© Manolo Yllera. ImageOficinas de Sony Music en Madrid / AECOM.

“Esta não é uma decisão fácil. Projetos de consolidação, reformas, mudanças de escritórios - todas essas iniciativas foram congeladas e sua lenta reativação ocorre em meio a uma atmosfera de incertezas e uma difícil mistura de cinismo, relutância e até medo de implementar as soluções erradas. O design estratégico pode ajudar os executivos a avaliar e executar as etapas adequadas para o retorno de sua empresa ao escritório? Sim.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 2 de 29
© Maarten Willemstein. ImageBar Botanique Café Tropique / Studio Modijefsky.

Arquitetura e Meio Ambiente

“Quantas vezes você mudou as coisas de lugar dentro de casa no ano passado? Quer fosse uma mudança temporária ou definitiva, uma parede repintada, uma luminária nova ou aquele quadro que estava esperando para ser pendurado a séculos. No momento em que muitos de nós fomos forçados (ou convidados) a retroceder para dentro do espaço doméstico, passando a trabalhar desde casa, ficou cada vez mais difícil evitar aquelas pequenas mudanças que a tanto tempo se faziam necessárias. Não foi apenas a drástica mudança em nossas rotinas que nos causaram problemas, na verdade, o espaço no qual vivemos e trabalhamos desempenha um importante papel em como nos sentimos ou nos relacionamos uns com os outros. Portanto, para aqueles que se perguntaram por que algumas pessoas pareciam muito mais tranquilas e serenas durante o início da pandemia, pode ser porque a grama do seu jardim era mais verde que a nossa.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 7 de 29
© Katsumasa Tanaka. ImageHospitalidad exuberante.

“Já não há dúvidas sobre os muitos benefícios que as plantas trazem para o espaço doméstico uma vez incorporadas a um projeto de “paisagismo de interiores” ou Plantscaping, como tal prática tem sido chamada. Integrar jardins e hortas em projetos residenciais atende a muitos propósitos, sejam eles práticos, estéticos ou psicológicos. Embora existam alguns requisitos básicos que devemos considerar ao incorporar plantas e jardins em nossos espaços interiores, as espécies de plantas assim como as soluções técnicas de projeto costumam variar enormemente de acordo com a sua localização. Ao explorarmos alguns dos principais projetos de interiores que incorporam plantas e jardins em seus espaços, identificamos uma série de padrões recorrentes, cada um refletindo características relevantes ao clima, ao estilo e às soluções construtivas específicas.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 9 de 29
© Steven Keating. ImagePabellón de seda.

Arquitetura Multidisciplinar

“Conhecida popularmente como lótus, a espécie aquática Nelumbo nucifera apresenta uma particularidade. Suas folhas são auto-limpantes, ou ultra-hidrofóbicas. Isso quer dizer que nenhuma partícula de sujeira ou água adere a ela, o que é especialmente útil no contexto úmido e lamacento em que a planta vive. Mas diferente do que se pode imaginar, isso não se dá por conta de uma superfície perfeitamente lisa ou uma camada resinosa sobre as folhas. A lótus é, na verdade, repleta de minúsculas dobras que reduzem a superfície de contato e repelem todas as partículas que ali tentam aderir. O efeito de lótus tem sido estudado por nanotecnólogos com o intuito de aplicar este mesmo efeito em produtos, como superfícies, tintas, tecidos e telhas que possam se auto limpar facilmente. Por mais trivial que isso possa parecer, ao pensarmos nos recursos aplicados à limpeza de vidros de arranha-céus ou mesmo a quantidade de energia fotovoltaica que deixa de ser gerada por conta da poeira sobre os painéis podemos ter uma noção das infinitas possibilidades que superfícies hidrofóbicas poderiam representar.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 3 de 29
© Matthew Schwartz. ImageEl Coliseo.

“Em sua essência, a arquitetura é uma profissão interdisciplinar. Desde engenheiros estruturais a agrimensores, um projeto de arquitetura desenvolve-se com a colaboração de indivíduos de diversas áreas de trabalho. Uma conexão muitas vezes esquecida é o elo entre os campos da arquitetura e da arqueologia, que, de várias maneiras, têm muito em comum. Numa época de maior consciência sobre as questões de sustentabilidade e patrimônio, a expertise presente no campo da arqueologia desempenha um papel vital na preservação de marcos arquitetônicos de importância histórica. Essa experiência também pode desempenhar um papel significativo na criação de intervenções arquitetônicas sensíveis, adequadas ao seu contexto, contemporâneas em seu projeto, ao mesmo tempo, em que respondem a precedentes históricos.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 4 de 29
© Arq. Julio Andrés Pinedo Agudelo. ImageRender simulando ser una maqueta física.

Rendering

“A passagem do sistema presencial ao remoto–tanto em escolas quanto universidades—, permitiu que jovens e adultos pudessem seguir seus planos de estudo durante as fases mais críticas da pandemia. Entretanto, é evidente que esta repentina mudança transformou substancialmente as antigas dinâmicas de ensino e aprendizado. Nas escolas de arquitetura, por exemplo, onde os alunos muitas vezes trabalham em grupos e utilizam objetos físicos como maquetes e modelos tridimensionais para desenvolver seus estudos, eles tiveram que adaptar-se a esta nova realidade muito rapidamente. Em se tratando de disciplinas de caráter projetual e de desenho, onde o engajamento entre os alunos e a colaboração com os professores são fatores fundamentais para o desenvolvimento do trabalho prático, a transição direta e completa para o ambiente virtual—com aulas, apresentações, discussões, revisões e entregas sempre em modo remoto—privou os alunos de explorar qualquer outro método alternativo de expressão que não a representação digital.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 8 de 29
Cortesia de Steven Emerson. ImageDesenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/).

“Uma luz incrível, acabamentos brilhando, árvores adultas, saudáveis e figuras humanas devidamente posicionadas parecem ser o kit perfeito para uma boa e tradicional imagem de arquitetura, que nem sempre são tão fidedignas à realidade ou ao contexto. Convencionamos a pensar em renderizações como visões do edifício futuro, pronto e ocupado, que servem para vender ou convencer os clientes sobre um projeto. Mas e se as imagens renderizadas também nos ajudassem a entender a construção, os sistemas e o funcionamento de algumas partes da edificação? Conversamos com dois profissionais que têm desenvolvido imagens que ao mesmo tempo podem ser explicativas e belas.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 6 de 29
Cortesía de BIG

“Há pouco mais de 50 anos, em 1970 mais especificamente, um roboticista japonês chamado Masahiro Mori cunhava um importante conceito ou hipótese no campo da estética, robótica e computação gráfica: Uncanny Valley—traduzido para o português como Vale da Estranheza. Naquela época, as renderizações arquitetônicas, ou melhor, colagens e fotomontagens, ainda eram feitas com o emprego de métodos analógicos. Uma década depois, o surgimento dos primeiros computadores pessoais e a popularização dos programas CAD impulsionaram uma ampla adoção de métodos digitais para a elaboração de imagens ilustrativas de projetos de arquitetura. Quase quarenta anos depois, as renderizações arquitetônicas evoluíram a tal ponto que é quase impossível distinguir um render de uma fotografia. Resultado direto do desenvolvimento de novas tecnologias, da utilização de softwares cada vez mais sofisticados e computadores cada dia mais rápidos e eficientes, os limites entre representação e realidade parecem se desmanchar no ar. A sutileza desta suspicaz semelhança, e o desconforto que ela provoca, é a nossa porta de entrada para o misterioso Vale da Estranheza de Mori.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 10 de 29
Cortesia de Prashant Ashoka. ImageEterea House / Prashant Ashoka.

Automação na Arquitetura

“Quem mora em uma grande cidade dificilmente nunca sonhou em viver isolado, em uma casa entre as árvores ou numa praia deserta. Durante a pandemia e os intermináveis meses de quarentena, muitos tiveram essa mesma ideia. Por mais romântica e sedutora que ela possa parecer, isso vem acompanhado de alguns desafios práticos importantes. Raramente abriríamos mão de pequenos confortos que estamos tão acostumados, como abrir uma torneira ou carregar o celular. Se o local é, de fato, remoto, possivelmente não contará com abastecimento de energia elétrica, água potável, gás, rede de esgoto e coleta de resíduos sólidos. Mas há diversas possibilidades de uma vida com conforto e sem vizinhos. Quais são as principais soluções para permitir isso e como um projeto de arquitetura pode proporcionar uma vida off-the-grid?”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 16 de 29
© Joshua Perez. ImageICON y New Story Vivienda Asequible - Tabasco, México.

“A viabilidade da impressão em 3D na arquitetura - passou por uma mudança sísmica nos últimos anos. Geralmente rebaixados a protótipos ou modelos conceituais, os projetos de construção impressos em 3D estão cada vez mais atualizados com os projetos físicos. Em 2013, a WinSun, uma empresa chinesa - conseguiu imprimir 10 casas em um período de 24 horas, tornando-se uma das primeiras empresas a obter esse resultado ao usar a tecnologia de impressão 3D. Mais recentemente, em 2018, uma família na França tornou-se a primeira no mundo a morar em uma casa impressa em 3D. A cidade de Dubai também pretende que um quarto de seus prédios sejam impressos até 2025. Esses exemplos indicam a ascensão dessa tecnologia e com o passar dos anos, é possível que a automação na fabricação de edifícios seja uniforme e mais integrada ao processo de construção.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 24 de 29
© Iago Corazza. ImageTECLA, Vivienda impresa en 3D por WASP y Mario Cucinella Architects.

Materiais Locais

“Aproveitar os recursos abundantes e a mão de obra local são conceitos chaves para arquiteturas sustentáveis, que muitas vezes são esquecidos em detrimento de soluções replicadas de outros contextos. Com as novas demandas e tecnologias, a globalização dos materiais de construção e das técnicas construtivas, ainda há espaço para os materiais locais? Mais especificamente em relação às construções impressas em 3D, estamos fadados a erigi-las somente em concreto?”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 12 de 29
© Salva Lopez. ImageCasa Ter / MESURA

Juntamente com as preocupações com as questões relacionadas nosso ambiente, surgem movimentos, novas palavras, conceitos e termos relacionados ao seu enfrentamento, que nos obrigam a ficarmos sempre atualizados. A própria palavra sustentabilidade enfrentou alguma resistência até ser incorporada no vocabulário e utilizada largamente nos mais diversos contextos. Atualmente se fala muito sobre Economia Circular, Resiliência, 4 Rs, mineração urbana, entre outros. Além disso, há movimentos que são incorporados de outros meios, evidenciando a transversalidade de tais questões. Um deles é o dos Materiais a 0 km, que têm figurado em manifestos e alguns projetos, ainda que timidamente, nos últimos tempos.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 29 de 29
© Ralf Steinberger via Flickr, bajo licencia the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license

“Quando chegam os dias mais quentes do verão na cidade de Djenné, no coração do Mali, é momento de celebrar a La Fête de Crépissage, ou a “Festa do Reboco”. Acontece que, todos os anos é preciso reparar e reforçar as imensas paredes de barro da Grande Mesquita de Djenné, Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos mais impressionantes marcos arquitetônicos de todo o continente africano.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 20 de 29
© Luke Hayes

Reabilitações

“A arquitetura sustentável começa com projetos para ciclos de vida mais longos e reutilização. Procurando criar futuros mais inclusivos e viáveis, os arquitetos estão explorando a reutilização adaptativa como uma das melhores estratégias para enfrentar a crise climática e promover a justiça social. Reutilizar mantém viva a cultura de uma região, fazendo a ponte entre o antigo e o novo à medida que os projetos ultrapassam os limites do design circular e adaptável.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 25 de 29
© José Hevia. ImageRenovación de una casa de pueblo / unparelld’arquitectes.

“Quando falamos em reformar, e talvez isso já não seja mais nenhuma surpresa pra ninguém, a primeira coisa que nos dizem é que a obra “vai custar o dobro do que a gente quer e demorar o dobro do que a gente gostaria”. Uma reforma, independentemente de sua escala ou natureza, costuma doer tanto na cabeça quanto no bolso, especialmente depois que a poeira começa a subir. Ainda assim, mesmo cientes de todos os desafios, muitas vezes não há como evitar aquela tão terrível e aguardada reforma.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 22 de 29
Cortesía de la mina de sal de Wieliczka

“Escondida em um pequeno vale ao sul de Cracóvia, encontra-se uma das maiores e mais antigas minas subterrâneas cavadas à mão—a qual foi transformada ao longo dos séculos em um amplo complexo multiuso com tudo aquilo que você é capaz de imaginar (e do que não é capaz também). De um centro de tratamento de saúde, beleza e bem-estar a uma pequena e reclusa igreja enterrada dezenas de metros abaixo do nível do solo, a famosa Mina de Sal de Wieliczka conta ainda com a primeira plataforma subterrânea de bungee jumping do mundo.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 13 de 29
© Leonardo Finotti. ImageMinimod Curucaca / MAPA

Equidade

“Considerando que a moradia é uma necessidade primária dos humanos, utilizar métodos industriais para a construção de habitações acessíveis e de boa qualidade sempre movimentou os arquitetos, seja para abrigar populações urbanas crescentes, para assentamentos temporários ou emergenciais, nas mais diversas escalas. Após muitas tentativas na história, permanece a dúvida se a popularização da pré-fabricação no campo da construção pode ser uma solução para proporcionar uma maior equidade no acesso à habitação.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 11 de 29
© Iwan Baan. ImageParque Superkilen

Um projeto de arquitetura nasce de nuances, da empatia para com os usuários e de uma compreensão profunda de seu contexto específico. Melhores soluções são aquelas que atendem tanto às necessidades e os anseios dos clientes quanto questões de contexto e identidade. Neste sentido, o projeto interseccional pode ser entendido como uma abordagem que leva em conta diversos fatores —de identidade, gênero, raça, sexualidade, classe e muitos mais — e como estes interagem entre si. Considerando isso, quanto melhor compreendermos as questões de relativas ao contexto específico e ao usuários para os quais projetamos nossos espaços, melhor serão nossos edifícios e, consequentemente, as cidades que estaremos construído para o futuro.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 26 de 29
Creado por @benjaminrgrant, fuente @digitalglobe. ImageCampo de refugiados en Dadaab, Kenya.

Migrações

“Quando digo Katuma, Hagadera, Dagahaley, Zaatari ou Ifo o que é os vem à mente? Estes nomes singulares e originais poderiam facilmente ser algumas das 55 cidades invisíveis de Ítalo Calvino não é mesmo? No entanto, estas cinco cidades não são estruturas invisíveis, inventadas ou fruto da fantasia de um poeta. Katuma, Hagadera, Dagahaley, Zaatari e Ifo são assentamentos informais localizados no Quênia e na Jordânia, cidades onde atualmente vivem entre 66.000 e 190.000 refugiados, a maioria vindos de países limítrofes. Erguidas como acampamentos supostamente temporários a mais de meio século atrás, estas cidades cresceram e se desenvolveram, permanecendo habitadas até os dias de hoje. Comumente carentes de infraestrutura urbana e espaços públicos de qualidade, algumas delas contam com escolas e hospitais, sendo que em Zaatari é possível até encontrar uma academia de circo. Ainda assim, para a maioria das pessoas que ali vivem, estas são as únicas cidades que elas já conheceram.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 21 de 29
© Nómada Laboratorio Urbano

“Esta situação, já foi amplamente discutida—e seguirá sendo– por muitos profissionais que buscam entender os limites destes territórios e também para levantar uma bandeia com os discursos (e ações) de ódio que historicamente têm sido registrados ao longo dos anos na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Com o passar dos anos, diversos coletivos de artistas, arquitetos, arquitetas e ativistas demostraram uma preocupação latente e um interesse em projetos de intervenção em cidades de fronteira como Tijuana e Ciudad Juárez, entre outros motivos para refletir sobre a participação das comunidades no desenho do espaço público, abordando conceitos como o urbanismo tático e o ‘placemaking’, assim como sobre de que forma as manifestações artísticas podem colaborar para a construção de comunidades mais coesas e equitativas.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 28 de 29
Pozo en Mirny, 525m de profundidad y 1,200m ancho, visible desde el espacio (Imagen © Alexander Veryovkin para Zupagrafika)

“Encontradas pelos quatro cantos do mundo e construídas pelos mais diferentes motivos, da extração de recursos naturais à fabricação de um determinado produto, as monotowns são cidades criadas ao redor de uma única indústria a qual é responsável por empregar a maioria de seus habitantes. No antigo Bloco de Leste, onde uma série de cidades mono-industriais foram construídas durante o domínio soviético, a súbita transição para um novo sistema econômico centrado no capitalismo abalou profundamente a estrutura destas cidades, dando início a um rápido processos de despovoamento e migração para outras regiões do país e do mundo. A seguir descubra mais sobre a arquitetura das monotowns da era soviética, seus exemplos mais famosos, as histórias de fracassos e o atual estado destes ambientes urbanos extremamente peculiares.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 17 de 29
vía Paris En Common

Futuro das Cidades

“Embora a cidade de 15 minutos possa parecer uma utopia distante, muitos gestores públicos ao redor do mundo já estão começando a dar uma nova identidade aos seus núcleos urbanos, a partir de um melhor planejamento da cidade, com a descentralização de serviços, bens, e novas leis de zoneamento, que retiram os carros das ruas e abrem espaço para os pedestres e ciclistas. Uma cidade que está liderando essa estratégia urbana é Paris, sob a liderança de sua prefeita, Anne Hidalgo. Tal objetivo foi um dos pilares de sua campanha política à bem-sucedida reeleição. Seu intuito é incentivar o desenvolvimento de comunidades autossuficientes em cada distrito de Paris. Batizada de "cidade de 15 minutos" (“ville de quart d'heure”), o objetivo é transformar a capital, em bairros mais eficientes, para reduzir a poluição e criar áreas social e economicamente diversas.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 14 de 29
Cortesia de AI SpaceFactory

“Quando exploramos as visões urbanas do passado sobre o futuro, é comum encontrarmos exemplos exagerados e até engraçados. Acerca das promessas da arquitetura e, consequentemente, das nossas cidades, também não é tarefa fácil apontar caminhos com clareza. Observando as tendências no campo e usando toda a nossa imaginação, será que podemos afirmar como as cidades se parecerão em dezenas ou centenas de anos? Seus materiais, sua aparência, a maneira de construir e pensar? Este futuro será mais minimalista e impoluto ou mais orgânico e complexo? Como as novas tecnologias e materiais de construção afetarão a forma, a estética e a prosperidade das cidades de amanhã?”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 23 de 29
© Jon Wallis

Novos Escritórios

“As questões do ambiente construído deixaram de ser exclusividade dos profissionais que o constroem e projetam e passaram a ser questões transversais em nossa sociedade. Dos cidadãos que questionam a qualidade dos espaços públicos ao construtor autodidata que ergue uma pequena casa no campo, ou o morador de um simples apartamento que usa um aplicativo para projetar seus interiores durante a quarentena, todos querem ter direito à voz e a agir. Por que a arquitetura tem que ser tão incerta, tão distante?”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 19 de 29
Via Balenciaga lanza un videojuego para su colección otoño 2021

“Você deve ter ouvido que Mark Zuckerberg quer que o Facebook se torne uma Metaverse Company, e que no início deste ano a Epic Games, empresa que desenvolve a Unreal Engine, anunciou ter concluído uma rodada de financiamento de US$1 bilhão para apoiar o plano de longo prazo para o metaverso. Metaverso é, definitivamente, a palavra da moda mais quente no mundo da tecnologia atualmente. Neste artigo, discutiremos brevemente o que é o metaverso, quem o construirá e, mais importante, por que ele é importante para os arquitetos e como os designers podem desempenhar um papel significativo na economia digital que está por vir?”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 27 de 29
Cortesia de David Correa / Achim Menges. ImageFabricación de filamentos fusionados para una apertura sensible al clima de estado multi-cinemático

“Enquanto ainda estamos tentando entender sobre as possibilidades e limites da impressão tridimensional e a manufatura aditiva, mais um termo chega para o nosso vocabulário. A impressão 4D nada mais é que uma tecnologia de fabricação digital, de impressão 3D, onde se inclui uma nova dimensão: a temporal. Isso quer dizer que o material impresso, após pronto, poderá se modificar, transformar ou se movimentar autonomamente por conta de suas propriedades intrínsecas que respondem aos estímulos do ambiente.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 15 de 29
© Karisman. ImageHereretopia", 2021, Unique Non Fungible Token

Resumo do Ano

“Enquanto alguns países testemunharam um retorno à normalidade alternativa, abrindo-se para o mundo por meio de viagens e eventos, outros permaneceram presos, ampliando ainda mais as lacunas da desigualdade. No entanto, este ano também trouxe muita esperança em todos os aspectos, levantando dúvidas e construindo soluções para o futuro próximo. Com um grande foco na urgência climática, na pesquisa biomédica e também nas noções de hibridismo, 2021 desencadeou novos entendimentos sobre o meio ambiente que nos cerca e sobre o nosso lugar neste mundo.”

Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021 - Imagem 18 de 29
© Salva Lopez. ImageSix N. Five Studio Renovation / Isern Serra

“À medida que 2021 chega ao fim, olhamos para trás e vemos como este ano introduziu novos padrões, e assim levantamos questões sobre como poderia ser o futuro do ambiente construído. Em retrospectiva, o local onde as pessoas estão passando a maior parte de seu tempo não sofreu grandes alterações. Após as constantes mudanças nas restrições de deslocamento e o desenvolvimento da pandemia, as pessoas reconheceram que a maior parte do tempo será gasto em ambientes fechados, por isso adaptaram suas casas e ambientes de trabalho.’’

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Do projeto de interiores ao futuro das cidades: os temas mais relevantes de 2021" [Del bienestar en los interiores al futuro de las ciudades: Los temas más relevantes de la arquitectura del 2021] 03 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974176/do-projeto-de-interiores-ao-futuro-das-cidades-os-temas-mais-relevantes-de-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.